domingo, 12 de abril de 2015

Influências, inspirações e referências de DragonBall - 1

XUANZANG e a JORNADA PARA O OESTE

Ilustração do monge Xuanzang.

Xuanzang (ou Hsuan-tsang) (602 -644/664) foi um célebre monge budista chinês Ch'an, nascido en Luoyang (Henan) no seio de uma família de eruditos, sendo o mais novo de quatro irmãos (alguns textos mencionam que tinha dois irmãos e uma irmã mais velhos).Em 629 partiu em peregrinação para a Índia, de onde regressou em Abril de 645 com grande quantidade de textos em sânscrito, aumentando assim consideravelmente a quantidade de literatura budista disponível na China. Com o apoio do imperador, fundou um importante departamento de tradução em Xi'an, que albergava estudantes e colaboradores de toda a Ásia Oriental. É-lhe reconhecida a tradução de cerca de 1330 fascículos escritos para chinês.
O vigor dos seus próprios estudos, traduções e comentários dos textos destas tradições propiciou o desenvolvimento da escola Faxiang na Ásia Oriental. Embora esta escola não tenha durado muito tempo, as suas teorias acerca da percepção, a consciência, o karma, o renascimento, etc., assentaram nas doutrinas de outras escolas mais prósperas. O estudante mais brilhante de Xuanzang e mais próximo dele foi Kuiji, reconhecido como o primeiro patriarca da escola Faxiang.

SAIUKI -  A JORNADA PARA O OESTE

A lenda de Jornada ao Oeste baseia-se na peregrinação e perseguição do monge Xuanzang para a Índia, em busca de escrituras sagradas do budismo, e conta a história da lenda chinesa de Sun Wukong (Rei Macaco).

A lenda de Sūn Wùkōng, o Rei Macaco (pronunciado Son Gokuu em japonês e Sūn Wùkōng em chinês) é famosa em toda a Ásia e nasceu de uma viagem que realmente ocorreu com um monge, no início do século VII. Várias histórias de sua peregrinação foram sendo escritas ao longo dos séculos e no século XVI foram reunidas no romance escrito pelo monge Wu Cheng’en, “Jornada para o Oeste“, ou Saiyûki.

Jornada ao Oeste é um dos quatro grandes romances clássicos da literatura chinesa. No romance o monge Xuanzang tem a tarefa de viajar a Índia e trazer sutras budistas, junto com ele três discípulos o fornecem proteção: Sun Wukong ou Son Goku, Zhu Bajie, um porco, e Sha Wujing, outro personagem é o cavalo dragão, um corcel branco do monge Xuanzang.   

Da esquerda para direita - Xuanzang, Zhu Bajie, Sun Wukong e Sha Wujing.

O história possui referências da cultura e religião popular chinesa, mitologia chinesa, além do panteão de deuses do taoismo e devas do budismo. A novela tem 100 capítulos. Os primeiros capítulos 1 ao 7, é uma introdução para a história principal. Trata-se inteiramente das façanhas de Sun Wukong, um macaco nascido de uma pedra alimentada pelos Cinco Elementos (Água, Fogo, Madeira, Metal e Terra),que aprende a arte do Tao (ou Dao). Entre suas habilidades estão a capacidade de 72 transformações polimórficas e o segredo da imortalidade. Através de astúcia e força faz ele nomeia-se de Qitian Dasheng (Grande Sábio Igual ao Céu). Seus poderes crescem e igualam as forças de todos as divindades taoistas. O prólogo culmina na rebelião de Sun contra o Céu, Buda consegue prende-lo debaixo de uma montanha, selando a montanha com um talismã por 500 anos.

Rei Macaco, com o seu bastão e a Kintoun (nuvem voadora)
Somente após este prologo é que o personagem principal, monge Xuanzang (Tang Sanzang) é introduzido. Os capítulos 8 ao 12 fornecem a biografia até então deste monge. Buda consternado que a terra ao sul conhece apenas a ganância, o hedonismo, a promiscuidade e pecados instrui o deva budista Guanyin à procura do monge pelo Império Tang na China, para que ele possa resgatar os sutras budistas de volta para o Oriente. Parte da história também diz respeito à forma como Xuanzang torna-se um monge.

A terceira seção é a mais longa, com os capítulos 13 ao 99. Nesta parte é contada a história de aventura em que Xuanzang se propõe a trazer de volta escrituras budistas do Templo Leiyin no Pico do Abutre na Índia, mas encontra diversos males ao longo do caminho. A geografia descrita no livro é, no entanto, quase totalmente fantástica, composta por desertos de desfiladeiros profundos e montanhas altas, habitada por demônios e espíritos de animais, que consideram o monge como uma potencial refeição, sua carne acredita-se que possa dar a imortalidade a quem alimentar-se.

No último capítulo é descrito a viagem de retorno e as consequências que cada viajante recebe como recompensa dos céus. Sun Wukong e Xuanzang atingem o estado de Buda, Sha Wijung torna-se um Arhat ("aperfeiçoado", alguém que alcançou o nirvana), o Cavalo Dragão torna-se um Naga (divindade com a forma de uma grande serpente do mar), por fim Zhi Bajie, cujas boas ações foram temperadas por sua ganância foi "promovido" a um limpador de altar, ou seja, um comedor do excesso de ofertas nos altares.  



PERSONAGENS - 

SON GOKU - SUN WUKONG (Son Goku em japônes)

 OOLONG - ZHU BAJIE
YAMCHA -  SHA WUJING
BULMA - XUANZANG

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