XUANZANG e a JORNADA PARA O OESTE
Ilustração do monge Xuanzang. |
Xuanzang (ou Hsuan-tsang) (602 -644/664) foi um célebre monge budista chinês Ch'an,
nascido en Luoyang (Henan) no seio de uma
família de eruditos, sendo o mais novo de quatro irmãos (alguns textos
mencionam que tinha dois irmãos e uma irmã mais velhos).Em 629 partiu em peregrinação para a Índia, de onde regressou em Abril de 645 com grande quantidade de textos em sânscrito,
aumentando assim consideravelmente a quantidade de literatura budista
disponível na China. Com o apoio
do imperador, fundou um importante departamento de tradução em Xi'an,
que albergava estudantes e colaboradores de toda a Ásia Oriental. É-lhe
reconhecida a tradução de cerca de 1330 fascículos escritos para chinês.
O
vigor dos seus próprios estudos, traduções e comentários dos textos destas
tradições propiciou o desenvolvimento da escola Faxiang na
Ásia Oriental. Embora esta escola não tenha durado muito tempo, as suas teorias
acerca da percepção, a consciência, o karma, o renascimento, etc., assentaram nas
doutrinas de outras escolas mais prósperas. O estudante mais brilhante de
Xuanzang e mais próximo dele foi Kuiji, reconhecido como o primeiro
patriarca da escola Faxiang.
SAIUKI - A JORNADA PARA O OESTE
A lenda de Jornada ao Oeste baseia-se na peregrinação e perseguição do monge Xuanzang para a Índia, em busca de
escrituras sagradas do budismo, e conta a história da lenda chinesa de Sun Wukong (Rei Macaco).
Jornada
ao Oeste é um dos quatro grandes romances clássicos da literatura chinesa. No
romance o monge Xuanzang tem a tarefa de viajar a Índia e trazer sutras
budistas, junto com ele três discípulos o fornecem proteção: Sun
Wukong ou Son Goku, Zhu Bajie, um porco, e Sha Wujing, outro personagem é o cavalo dragão,
um corcel branco do monge Xuanzang.
Da esquerda para direita - Xuanzang, Zhu Bajie, Sun Wukong e Sha Wujing. |
O história
possui referências da cultura e religião popular chinesa, mitologia chinesa,
além do panteão de deuses do taoismo e devas do budismo. A novela tem 100 capítulos. Os primeiros capítulos 1 ao 7, é uma introdução para a história
principal. Trata-se inteiramente das
façanhas de Sun Wukong, um macaco
nascido de uma pedra alimentada pelos Cinco
Elementos (Água, Fogo, Madeira, Metal e Terra),que aprende a arte do Tao (ou Dao). Entre suas habilidades estão a
capacidade de 72 transformações polimórficas e o segredo da imortalidade.
Através de astúcia e força faz ele nomeia-se de Qitian Dasheng (Grande Sábio Igual ao Céu). Seus poderes crescem e igualam as forças de todos as
divindades taoistas. O prólogo culmina na rebelião de Sun contra o
Céu, Buda consegue prende-lo debaixo de uma montanha, selando a
montanha com um talismã por 500 anos.
Rei Macaco, com o seu bastão e a Kintoun (nuvem voadora) |
Somente após este prologo é que o personagem principal, monge Xuanzang (Tang Sanzang) é introduzido. Os capítulos 8 ao 12
fornecem a biografia até então deste monge. Buda consternado que a terra ao sul
conhece apenas a ganância, o hedonismo, a promiscuidade e pecados instrui
o deva budista Guanyin à procura do
monge pelo Império Tang na China, para que ele possa resgatar os sutras budistas de volta para o
Oriente. Parte da história também
diz respeito à forma como Xuanzang torna-se um monge.
A terceira seção é a mais longa, com os capítulos 13 ao 99. Nesta parte
é contada a história de aventura em que Xuanzang se propõe a trazer de volta escrituras
budistas do Templo Leiyin no Pico do Abutre na Índia, mas encontra diversos males ao longo do caminho. A geografia descrita no livro é, no entanto, quase
totalmente fantástica, composta por desertos de desfiladeiros profundos e
montanhas altas, habitada por demônios e espíritos de animais, que consideram o
monge como uma potencial refeição, sua carne acredita-se que possa dar a
imortalidade a quem alimentar-se.
No último capítulo é descrito a viagem de retorno e
as consequências que cada viajante recebe como recompensa dos céus.
Sun Wukong e Xuanzang atingem o estado de Buda, Sha Wijung torna-se um Arhat
("aperfeiçoado", alguém que alcançou o nirvana), o Cavalo Dragão
torna-se um Naga (divindade com a forma de uma grande serpente do mar), por fim
Zhi Bajie, cujas boas ações foram temperadas por sua ganância foi
"promovido" a um limpador de altar, ou seja, um comedor do excesso de
ofertas nos altares.
Na imagem do SHA WUJING na verdade esta o Guan Yu
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